sábado, 14 de abril de 2012

ARACI: antigo arraial do Raso é citado em matérias de jornal do Século XIX.



Foto da Internet retirada do site: osabetudo.com

Algo mais para enriquecer a

História Viva de Araci

O periódico baiano que circulou até 1878 traz inúmeras matérias que dizem respeito às cidades do Território do Sisal. Esta semana estaremos divulgando algumas que tratam do arraial do Raso, antiga denominação da cidade de Araci.
 O Correio da Bahia de nº 291, edição de 21 de março de 1877, publicou na primeira página, o seguinte:
“Assembléa Provincial – Hontem às 11 horas da manhan, achando-se presentes 24 srs. Deputados, abriu-se a sessão.
(...)
1ª discussão: os projectos 716 (...); e 558, erigindo em paróchia a capella de Nossa Senhora da Conceição do Raso com a denominação de Freguezia de Nossa Senhora da Conceição do Raso, que continuará a pertencer ao termo do Tucano.”

 As demais discussões foram publicadas nos dias 25 e 28 de março, 03 e 04 de abril. Finalmente, a 12 de abril de 1877, o informativo divulgou em sua segunda página:

 Última redação do projecto 558
A Assembléa Legislativa Provincial decreta:
Art. 1º - Fica erecta em paróchia a capella de Nossa Senhora da Conceição do Raso com a denominação de Freguezia de Nossa Senhora da Conceição do Raso, que continuará a pertencer ao termo do Tucano.
Art. 2º - A Freguezia de Nossa Senhora da Conceição do Razo limitar-se-ha com a de Santa Anna do Tucano, de que é desmembrada, pela fazenda Maracanan, inclusive; d’ahi, rumo direito, pelo Poço do Tapuio, Água Nova, Guererá e Junco, ficando-lhe pertencendo todas as fazendas; e finalmente pelos antigos limites das outras freguezias circunvizinhas.”

 Notícia de 26 de abril de 1877 diz que foi nomeado vigário encomendado para a nova paróchia, o padre Urbano Cecílio Martins, natural de Serrinha.

 Em nota de 02 de março de 1878 esclarece que, por acto governo, foi demitido o subdelegado Francisco Aristides de Carvalho, e apresenta os suplentes: 1º - Ignácio dos Santos Barreto; 2º - André Ferreira de Carvalho: 3º - Jacob Barreto da Costa.

 Já em 06 de julho de mesmo ano acto do governo nomeia o cidaddão Joaquim Alves Pinheiro para exercer o cargo de Inspector Litterário da capella do Raso, em lugar de José Thomé Ferreira, que faleceu.

ARACI ESTÁ LINDA DEMAIS. AMOOOOOOOOO!

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial