domingo, 21 de abril de 2019

SERRINHA NA HISTÓRIA

Foto extraída do site: www.serrinha.ba.gov.br
1808 - Referência a Bernardo da Silva. No dia 27 de julho foi sepultada na Capela de Santa Anna de Serrinha, Dona Rosa Maria de “idade de noventa e poucos anos”, viúva de Bernardo da Silva. A Capela era filial da Freguesia (ou Paróquia) de São João Batista da Água Fria.

Vale o registro. Só não dá para concluir de este Bernardo da Silva é fundador de Serrinha, ou algum filho ou neto do mesmo nome.

Corria o ano de 1839 e o Correio Mercantil de 04 de maio daquele ano publicava ato da Assembleia Provincial que concedia licença ao professor Antonio Martins Ferreira. No ano de 1855 Martins Ferreira estava lecionando em Maragogipinho.

Desde o ano de 1848, estava na cadeira de professor primário de Serrinha, o professor Manoel Cardoso Ribeiro, com ordenados de 600$000 (seiscentos mil réis), figura ainda muito lembrada na cidade, tanto pelos seus feitos, quanto pelos de seus descendentes que integrados à comunidade tornaram-se grandes atores dos eventos importantes de Serrinha.

Sobre Cardoso Ribeiro falou o Presidente da Província da Bahia, João Maurício Wanderley, em seu Relatório de 01 de março de 1854, às páginas 62.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial