sexta-feira, 22 de maio de 2015

SERRINHA E CONCEIÇÃO DO COITÉ CONSTITUIAM UM SÓ MUNICÍPIO?


Para responder a este questionamento vale relembrar um pouco da História. Desde a criação da Vila de Água Fria, em 1717, as terras que hoje compõem os municípios de Conceição do Coité, Retirolândia, Valente, São Domingos e parte do município de Santaluz pertenciam àquela Vila. A partir de 1842 essas terras passaram a pertencer ao município de Irará, e, em 1856 à Feira de Santana.
Enquanto tramitava na Assembleia Legislativa Provincial o Processo de criação de Vila de Serrinha, já na terceira e última discussão, (25ª Sessão Ordinária, em 1º de junho de 1876), o deputado João de Britto apresentou emenda anexando essas terras ao município de Serrinha. O Senhor Presidente da Assembleia recusou a emenda e as Terras que compunham a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição do Coité continuaram pertencendo a Feira de Santana.
Então a resposta é Não. Coité jamais pertenceu a Serrinha, desmembrou-se de Feira de Santana em 1878 para compor o município de Riachão do Jacuípe.

A imagem acima é um recorte dos Anais da Assembleia Legislativa Provincial da Bahia, de 01 de junho de 1876, página 11.

segunda-feira, 11 de maio de 2015

SALGADÁLIA, O DISTRITO COITEENSE DE IMENSURÁVEIS RIQUEZAS.

Esta semana abri um comentário sobre as publicações que tenho feito sobre Salgadália, porque não falei do ouro existente em seu território. VERDADE. PEÇO DESCULPAS.
Mas convenhamos que o ouro ali ainda não está sendo extraído e espero que quando esta riqueza esteja rendendo seus frutos (royalties),Salgadália já esteja emancipada para poder desfrutas de suas riquezas sem ter que repassar ao município sede.
Outra riqueza também da qual não falei mas que também merece destaque é o caráter hospitaleiro do seu povo. Como a maioria dos moradores do município o povo salgadense é de uma hospitalidade de dar inveja. Então essas duas Características somam-se às demais já citadas neste blog. Se você tem mais mais informações comente.